GT Academy 2012 – Final Dia 2


Após um dia intenso em que 16 dos 32 finalistas ficaram pelo caminho, o dia 14 de Julho iria ser o dia de glória para 3 dos 16 finalistas ainda em competição. Aquele que era antes um sonho distante, estava ali tão perto de se realizar, Silverstone e a oportunidade única de lutar por uma carreira como Piloto Oficial Nissan.

 A prova nº 1 arranca bem cedo às 9 horas, os 16 finalistas vão ter de conduzir um Nissan GT-R no Circuito de Suzuka, a primeira volta serve apenas para aquecimento, nas restantes 4 apenas conta o tempo de todas as voltas pelo que a regularidade é fundamental. Nesta ronda e só após alguns pilotos terem feito as suas voltas, é notado um delay, falha no equipamento num dos Simuladores. A organização do evento tenta por alguns minutos perceber qual a origem do problema, chega-se à conclusão que é um problema no volante.

Todos os finalistas são convocados para que se possa tomar uma decisão unânime, ou repetem todos a prova na mesma pista e carro, ou apenas os finalistas afectados pelo problema têm direito a repetir a prova. Ambas as propostas acabaram por não ser aceites por todos, parte-se então para uma terceira hipótese, mudança de pista e voltam todos a realizar a prova, no mesmo carro. Ultrapassado o impasse, a pista escolhida pela organização passa a ser Laguna Seca, o mesmo número de voltas e carro da ronda anulada.

Já com um atraso considerável no cumprimento dos horários e o paddock apinhado de comunicação social, os finalistas avançam para a prova nº 2 com um SuperGT Nissan GT-R Calsonic. Desta vez, apenas tinham uma volta para realizar o tempo, a Flying Lap novamente em Laguna Seca, sem margem para o erro.

Esta iria ser a última prova nos Simuladores para 10 dos 16 finalistas, visto  que o 15º e 16º eram eliminados à partida e entre o 11º e 14º classificados no final da prova nº 2, teria ainda de ser disputado um playoff em situação de corrida com ecrã dividido entre 2 pilotos.

Ultrapassadas as provas nos Simuladores, os 12 finalistas tinham agora ter de mostrar o seu valor ao volante de um Nissan Juke. O grupo foi divido em 2, Grupo 1 seguia de imediato para o Driving Challenge enquanto que o Grupo 2 tinha primeiro o Media Challenge. Neste Media Challenge os finalistas eram postos à prova com um painel de jornalistas à sua frente , perguntas em Português e Inglês. O objectivo era avaliar a capacidade de comunicação de cada um deles ao terem de lidar com a Imprensa.

Enquanto isso, o Grupo 1 já estava a receber um Briefing de pista para poderem iniciar o Driving Challenge num circuito feito com pinos nessa manhã. Com o Instrutor da GT Academy e Piloto Profissional Gonçalo Gomes sentado ao lado a dar todas as dicas necessárias, cada um dos 12 finalistas teve duas rondas de condução ao volante do Nissan Juke.

Por esta altura, já tínhamos ultrapassado as 14 horas, altura prevista para o anúncio dos 3 finalistas, mas ainda faltava realizar o Fitness Challenge. Os finalistas foram sujeitos a um conjunto de testes físicos, corrida, salto em altura, flexões e a prancha, sempre com muito vento presente no Autódromo do Estoril.

A poucos minutos das 17 horas e com mais de 2 horas de atraso face ao horário previamente anunciado, são finalmente conhecidos os 3 Portugueses que vão ter a oportunidade única de lutar em Silverstone pelo seu sonho. Um a um, os finalistas sobem ao pódio, Hugo Gonçalves, depois Diogo Sousa e por fim o lugar mais alto para o Raul Pereira.

Os 3 finalistas nem tiveram tempo para respirar, foram logo abordados pela  comunicação social presente para concederem as suas primeiras entrevistas. Ao fim de 3 dias seguidos de GT Academy 2012 em Portugal, Live Event de dia 12 e a Final nos dias 13 e 14, só se pode concluir que esta edição da GT Academy 2012 foi um verdadeiro sucesso. E para o ano há mais 🙂

Anúncios

Leave your comment

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s