GT Academy 2012 – Final Dia 2


Após um dia intenso em que 16 dos 32 finalistas ficaram pelo caminho, o dia 14 de Julho iria ser o dia de glória para 3 dos 16 finalistas ainda em competição. Aquele que era antes um sonho distante, estava ali tão perto de se realizar, Silverstone e a oportunidade única de lutar por uma carreira como Piloto Oficial Nissan.

 A prova nº 1 arranca bem cedo às 9 horas, os 16 finalistas vão ter de conduzir um Nissan GT-R no Circuito de Suzuka, a primeira volta serve apenas para aquecimento, nas restantes 4 apenas conta o tempo de todas as voltas pelo que a regularidade é fundamental. Nesta ronda e só após alguns pilotos terem feito as suas voltas, é notado um delay, falha no equipamento num dos Simuladores. A organização do evento tenta por alguns minutos perceber qual a origem do problema, chega-se à conclusão que é um problema no volante.

Todos os finalistas são convocados para que se possa tomar uma decisão unânime, ou repetem todos a prova na mesma pista e carro, ou apenas os finalistas afectados pelo problema têm direito a repetir a prova. Ambas as propostas acabaram por não ser aceites por todos, parte-se então para uma terceira hipótese, mudança de pista e voltam todos a realizar a prova, no mesmo carro. Ultrapassado o impasse, a pista escolhida pela organização passa a ser Laguna Seca, o mesmo número de voltas e carro da ronda anulada.

Já com um atraso considerável no cumprimento dos horários e o paddock apinhado de comunicação social, os finalistas avançam para a prova nº 2 com um SuperGT Nissan GT-R Calsonic. Desta vez, apenas tinham uma volta para realizar o tempo, a Flying Lap novamente em Laguna Seca, sem margem para o erro.

Esta iria ser a última prova nos Simuladores para 10 dos 16 finalistas, visto  que o 15º e 16º eram eliminados à partida e entre o 11º e 14º classificados no final da prova nº 2, teria ainda de ser disputado um playoff em situação de corrida com ecrã dividido entre 2 pilotos.

 Ultrapassadas as provas nos Simuladores, os 12 finalistas tinham agora  de mostrar o seu valor ao volante de um Nissan Juke. O grupo foi divido em 2, Grupo 1 seguia de imediato para o Driving Challenge enquanto que o Grupo 2 tinha primeiro o Media Challenge. Neste Media Challenge os finalistas eram postos à prova com um painel de jornalistas à sua frente , perguntas em Português e Inglês. O objectivo era avaliar a capacidade de comunicação de cada um deles ao terem de lidar com a Imprensa.

Enquanto isso, o Grupo 1 já estava a receber um Briefing de pista para poderem iniciar o Driving Challenge num circuito feito com pinos nessa manhã. Com o Instrutor da GT Academy e Piloto Profissional Gonçalo Gomes sentado ao lado a dar todas as dicas necessárias, cada um dos 12 finalistas teve duas rondas de condução ao volante do Nissan Juke.

Por esta altura, já tínhamos ultrapassado as 14 horas, altura prevista para o anúncio dos 3 finalistas, mas ainda faltava realizar o Fitness Challenge. Os finalistas foram sujeitos a um conjunto de testes físicos, corrida, salto em altura, flexões e a prancha, sempre com muito vento presente no Autódromo do Estoril.

A poucos minutos das 17 horas e com mais de 2 horas de atraso face ao horário previamente anunciado, são finalmente conhecidos os 3 Portugueses que vão ter a oportunidade única de lutar em Silverstone pelo seu sonho. Um a um, os finalistas sobem ao pódio, Hugo Gonçalves, depois Diogo Sousa e por fim o lugar mais alto para o Raul Pereira.

Os 3 finalistas nem tiveram tempo para respirar, foram logo abordados pela  comunicação social presente para concederem as suas primeiras entrevistas. Ao fim de 3 dias seguidos de GT Academy 2012 em Portugal, Live Event de dia 12 e a Final nos dias 13 e 14, só se pode concluir que esta edição da GT Academy 2012 foi um verdadeiro sucesso. E para o ano há mais 🙂

6 comentários a “GT Academy 2012 – Final Dia 2

  1. Pingback: Sixteen “Wildcards” Join Portugal’s GT Academy 2012 Finals

  2. Pingback: Sixteen “Wildcards” Join Portugal’s GT Academy 2012 Finals | OnlineRacingOnline

  3. Grande dia este… Senti de manhã que era especial… OK a minha mãe fazia anos, mas senti que era um dia diferente pra mim… Até referi isso na prova de media, mas explico mais à frente.

    Antes de sair de casa uma informação de última hora dada pelo Coli… O carro para o evento de condução seria um Nissan Juke… Fiquei logo desanimado.

    Estou habituado a conduzir carros FR e pra mim carros FF têm um lugar especial pra eles… LOL.

    No entanto este Juke era 4×4 e poderia ser que me safasse.

    Chegados à prova de GT5 eis que chega a minha adorada pista… Suzuka… Uau era mesmo isto que queria…. Fiz figas para que não ficasse no primeiro lote, para sacudir a pressão, e felizmente não saí. Um dos grandes candidatos à vitória estava em pista e fomos seguindo a sua prova. Estava com uma condução estranha e numa das subidas de um corrector, perde o controle do carro… Felizmente não penaliza… No entanto como contavam a média das voltas, estava tudo estragado…

    Nova ronda, chamam o Coli e a mim logo a seguir. Foi bom ter o parceiro de muitas noitadas e muitos setups ao lado… Começou logo por me acalmar sabendo dos nervos e do “amor” que tenho por Suzuka. Logo na volta de lançamento reparo que o volante tinha um delay para a tv… era praí meio segundo… Pensei em parar e reclamar, mas mais ninguém o tinha feito… será que ia ser entendido? Ou iriam achar que me estava a queixar por tudo e por nada? Decidi ser muito cauteloso, e não atacar… Para além disso tinha de antecipar todos os movimentos umas milésimas antes… Acelerava mais cedo, travava mais cedo, virava mais cedo. A sorte foi que estava com um GT-R (4×4) porque se fosse o 370z ia ser dificil controlar com aquele delay…

    Consegui mesmo assim fazer o 3º tempo (média das voltas) e tinha 9 pilotos atrás de mim, pelo que estava bem colocado.

    No entanto existia um problema com o aparelho onde corri e tive de ir reportar. A organização cedeu em testar o mesmo e rapidamente percebeu que de facto existia um problema. Problema aparentemente solucionado, lá foi o Massa fazer o teste de qualidade. Agora sim, está ok.

    Tínhamos agora um problema entre mãos, ou se reiniciava tudo, ou eu e o Diogo repetíamos a prova… Eu até nem queria, porque mesmo com o problema do volante estava em 3º mas a decisão foi a de fazer re-start a tudo… E aqui é que tudo atrasou.

    Nova pista escolhida, Laguna Seca… Não tinha treinado nada nesta pista por ser a pista da Mazda… Nunca pensei que a fossem escolher.
    A última passagem por Laguna tinha sido com os RUF’s numa corrida a relembrar, com grande luta com o Scorpio.

    Novamente chamam o Coli e eu logo a seguir. Era pronuncio de que de facto era um dia especial. De novo o parceiro do Team Kitty ao lado a dar as coordenadas. “vai com calma, tu consegues!”.

    Assim foi. Lap de reconhecimento correu bem, mas na lap1 passei-me da cabeça… Primeiro foi um aviso na curva 4, entrei com uma roda na areia e para segurar o Calsonic tudo tremeu, desde o volante ao Ring Playseat e À tv… Logo a seguir e nervoso desde erro entro no Cork Screw e engato primeira… Perco o controlo ao carro, e pensei… “Acabou a GT Academy pra mim”

    Não sei como o carro não saiu de pista, continuei em prova… Era a tal estrelinha.
    Mais umas voltas em ritmo moderado (a lição de sexta-feira estava bem patente) e o 5º ou 6º tempo chegava.

    Coli apurado, eu apurado e Scorpio no Play-off.

    Fomos assistir ao duelo xicof1 (o 1º do online) com o Gulherme (o miudo que se apurou no live event sem saber o que era a GT ACADEMY !

    Uma corrida muito inteligente do Gui que não largou o Xico e no cone na última lap desferiu o golpe final, apesar de todas as tentativas do Xico em se defender de forma pouco leal… O Gui passou e era a surpresa das surpresas.

    Novo playoff desta vez com o scorpio em prova. Reinava a confusão para saber se o scorpio era o de cima ou de baixo na tv…

    O que é certo é que o piloto de baixo perde a corrida por 33 milésimos… Que grande cone estava em Fuji, não era um conito, mas sim um conito Gigante !!!!

    Pelo ar carregado do Sergio, ficamos todos a pensar que ele tinha sido eliminado… Cumprimentamo-lo e só 5 minutos depois, quando o tentamos reconfortar dizendo que para o ano havia mais, ficamos a saber que ele era o apurado !!!!

    Ahh grande sérgio, muito sofremos mas já estavamos 3 GTOR em 12 😀

    Era hora da prova de condução, primeira lap para conhecer o traçado, segunda para atacar mas errando a curva de 540º.. Nova tentativa, mais rápido no miolo e ainda a fazer um erro na curva de 540º Ai como eu queria o 370z….

    Ultima e derradeira tentativa, ataco a curva de 540º e melhoro mas fui conservador de mais no resto da pista. Estava feito, restava o media Challenge.

    Estava descontraído para o media Challenge. Sabia que tinha de ser eu e tinha de estar relaxado. Logo à 2ª pergunta foi a risada geral, perguntaram se eu jogava muito GT5, respondi que já nem me lembrava da cor do Bray visto que o do GT nunca mais saiu da Drive desde 24/11/2010…

    A partir daqui as coisas foram fluindo bem inclusivé perguntaram se eu achava que hoje era o meu dia… Disse-lhes que sim, que tinha visto uma estrela brilhante pela manhã e estava confiante 😀

    Fiquei com o 3º melhor score do media.

    Parte fisica… Ora aqui é que estava o grande problema… Corrida de aquecimento, salto em impulsão, flexões, prancha e beep test.

    Dei o meu melhor, de calças de ganga porque achei que ia ser tão mau que não valia a pena ir de calções… Em todos os exercícios lutei mais com a alma do que com o fisico, tudo me doía mas a vontade de cumprir e realizar um sonho era superior à dor. Objectivo, não ser o primeiro a desistir.

    Assim foi, acabei por conseguir ir-me aguentando mais ou menos e pensando que tinha de terminar com a vida sedentária…

    Voltamos lá para dentro e começam a sair as tabelas. Era hora de fazer contas, e percebo que a imprensa andava ao pé de mim, do Raul e do Diogo… Estava a ficar com esperanças!

    Reunimos todos à frente do pódio… E o primeiro nome a ser chamado, seria o do 3º lugar… E não é que foi o meu ??

    Foi uma felicidade atroz… Foi o culminar de 3 dias fantásticos e o renascer de um sonho à muito distante… Era hora de festejar era hora de celebrar, era hora de… era hora de falar com a imprensa 😀

    Depois de algumas entrevistas e algumas sessões de fotos e videos, lá fiquei livre para confraternizar com os GTOR a quem muito agradeço…

    ColiMatrix77 – o parceiro incansável que começou ao mesmo tempo que eu, e aceitou o meu convite para começar a lançar campeonatos, o GT4…. Foi ele que me foi dando motivação para o online, apesar de não ter conseguido ficar nos 16 e foi ele que foi dando palavras sábias durante o evento que me permitiram seguir em frente. Longas horas de conversa e treino resultaram na minha ida a Silverstone… Obrigado Team Kitty partner 😉

    DrummerManiac – No dia 8 de Julho recebo um mail do Drummer que dizia…
    “vou ter de destacar o massa neste aspecto , se estás a ler isto …era capaz de apostar € neste momento em como tú és o piloto com maior consistencia quer em TT quer em Corrida para ires a Silverstone a par do twinspark, espero que estejas num bom dia e que o consigas”

    Fiquei com este mail na cabeça, afinal existia quem acreditasse em mim e não os podia deixar ficar mal. Tem sido excelente a parceria no GTOR e bem dita hora que nos juntamos todos. Pena foi a tua prova de Fuji porque merecias estar nos 12!

    Scorpio_IR: Grande evolução do Sérgio… Ficou no top12 mas podia ter ficado bem melhor… O teste de condução era ao jeito dele e mostrou do que é capaz… Podemos estar perante um futuro academy winner!

    Plugged_PT: foi com calma evoluindo nos tempos e sempre muito prestável. Grande fotos que ele tirou, sempre disponível para tudo. Não fosse ter-se afastado do GT ultimamente e seria presença no top12 com certeza…

    Sukury: O homem que veio do Norte de propósito para nos ver… Saiu do Norte às 5 da manha apenas pelo amor ao GT, pelo companheirismo, e para receber a sua t-shirt GTOR.
    Incansável nas fotos e no apoio, desde sempre me disse que eu estaria no TOP3. Foi a sua fé que certamente ajudou 😀

    Agradeço também a todos os membros da comunidade que muitas mensagens me enviaram de felicitações. O tempo agora é de treino intensivo, mas não esqueço nunca o GTOR nem a sua comunidade!

    • Boas champ 🙂
      obrigado eu por muitas horas bem passadas quer em corrida ou nos muitos treinos e vários foram as dicas para me ter tornado melhor piloto e poder dar-te alguma luta de vez em quando :p
      Neste momento estás a colher, muito justamente, os frutos do trabalho incansável que tens feito pela comunidade do GT5 e mais concretamente pelo GTOR.
      Força e mostra de que é feito um GTOR e já sabes que sempre aqui estaremos para o que for preciso, como tu sempre estiveste e sabemos que sempre estarás.
      Confiança e mostra ao mundo de que “massa” és feito 🙂

      Go CHAMP.

      PS: tem cuidado com o que sonhas :p

    • Ainda bem que não perdi a aposta 😀

      Ao fim de tanto tempo a jogarmos GT5 , dá para ter uma ideia muito clara sobre a qualidade de vários pilotos e óbviamente tú estás bem acima da média .
      Andámos nós a treinar para a Academy com corridas em vez de Time Trials e com as ajudas desligadas para depois na final ser algo completamente diferente .

      Apesar disso sempre mantive a ideia de que tinhas uma enorme probabilidade de ir a Silverstone , graças á tua rapidez na adaptação a qualquer combinação pista/carro que te colocassem á frente , e numa final em que tempo para nos adaptarmos é zero , faz toda a diferença e só os melhores o conseguem!

      Acho que agora em Silverstone voltas novamente a ter todas as condições para que as coisas te possam correr bem !

      GOOO MASSAA !

Leave your comment

